sábado, 31 de maio de 2014

ROTEIRO DE ESTUDOS PROVA SEMESTRAL - CIÊNCIAS POLÍTICAS/ AULA 09

AULA 9

Sistema de governo: monarquia e república (diferenças); características dos estados federados; considerações finais do texto de Souza, 2005; 
Regime de Governo: parlamentarismo e presidencialismo (diferenças); 
políticas públicas

Essência estrutural – teórica do Estado (continuação – formas e sistemas de governo)
Políticas Públicas – aspectos gerais
Sistemas e Regimes de Governo
            Sistemas – como o gov acessa o poder e quanto tempo permanece
            Regime – como o governante se relaciona com o legislativo
Sistemas de governo
            Monarquia – hereditário. Praticamente todos os estados europeus passaram pela Monarquia. Governos fortes necessidade. Rei absoluto. Monarquia perde a força novamente. Surge forte contraposição. Limitado por constituições. Surge o Parlamento. Rei não é mais o governante apenas a função de Chefe de Estado. (representativa)
Não tem período de permanência. Co  a morte ou doença e tenha que passar o cargo para alguém (Vitaliciedade)
Hereditariedade – não há eleição –herdeiro desde criança é preparado para assumir. Alguns vêm vantagem nisso outros não.
Irresponsabilidade política: não tem que dar satisfações ao povo de seus atos. Alheio à política. Pode, em momento de crise, tomar uma atitude mais enérgica porque não perderia o cargo por isso e não tem que pensar em sucessão eletiva. Não haveria consequências políticas.
República: sistema oposto da Monarquia. Democrático. Acharemos esta palavra, Democracia, desde a antiguidade, mas aquele conceito é diferente do nosso. É uma ideia de Estado e não de governo.
Temporariedade: chefe de governo eleito por um tempo. Em alguns casos pode haver reeleição.
Eletividade: o acesso ao poder é pela eleição.
Responsabilidade política: responde direta ou indiretamente ao povo ou ao Legislativo.
Regimes de Governo:
Parlamentarismo: surge na Inglaterra. Haviam reuniões frequentes com seleto grupo/ gabionete. A Monarquia era absoluta – perde força – ressurge – gabinete reunia-se muito com o Rei. Em certa ocasião o Rei morre ou deixa o cargo neste período da história e quem assume é um Monarca Alemão que não estava interessado nos problemas da Inglaterra. Alguns membros deste gabinete começam então a tomar decisões à revelia do Rei e um de seus membros se destaca.- Cria-se a função/cargo de 1º Ministro. O chefe de governo é  o 1º Ministro, o Rei (Rainha) é o Chefe de Estado. Em alguns países da Europa há o 1º Ministro como chefe de governo e um presidente como Chefe de Governo.
O chefe de governo manda, governa. O chefe de estado representa o país, mas não governa.
1º Ministro: votam no Parlamento. Partido com maioria tem direito a escolher seu líder. A Rainha indica o líder do partido mais votado. Parlamento vota e o cidadão assume.
Aqui Legislativo e Congresso Nacional. Lá é o Parlamento.
Nomeado por prazo indeterminado deixa o poder somente em dois casos:  perda da maioria dos votos, uma vez que há constantes eleições ou voto de desconfiança (explicará na próxima aula).
Presidencialismo (criado nos EUA): só um representa como chefe de Estado e chefe de Governo.
Chefia do Executivo é unipessoal – nomeia ministros e desnomeia sem dar satisfações ou pedir autorização. Não depende muito do legislativo. Escolhido pelo povo com prazo determinado.
Tem poder de veto. Para evitar a volta da Ditadura, o legislativo manda leia ‘a rodo’ sem consentimento do presidente. O certo e o que ocorre é a sanção ou veto dessas leis pelo presidente. O presidente veta os artigos de forma total ou parcial. Não pode vetar palavras. Se ele veta, volta para o Congresso que tenta derrubar este veto com a maioria dos votos. (é difícil, mas pode acontecer de conseguirem derrubar o veto do presidente). O presidente tem que explicar o motivo do veto. Se ele tiver bom relacionamento com a bancada, pode pedir que não derrubem o veto, sendo este relacionamento de extrema importância.
Demissão do presidente: Impeachment só mediante crime, se está governando mal ou causando prejuízos ao país não é motivo.
Relações com o legislativo: não sobrevive se não as tiver.
Itália – chefe de governo – 1º Ministro
            Chefe de Estado – presidente.
Recordando;
Estado Federado – características
·       União dos Estados em uma Federação – nasce outro Estado e seus membros perdem a soberania.
·       Base jurídica: Constituição, não um tratado.
·       Não existe direito de secessão;
·       Soberania: só o Estado Federal; as unidades federativas têm autonomia política limitada;
·       Atribuições: pela constituição (via)
O que são Políticas Públicas?
1.      Campo de atividade governamental geral.
2.      Ação específica em algum campo de atividade governamental. Usa exemplo da política anti tabagismo/ política de pacificação.
3.      Propósito: combater a desigualdade
4.      Impactos/ resultados nas atividades governamentais: entrega de x casas populares.
5.      Princípios de iniciativas governamentais: “Quem ganha o que, quando e como” ex: Bolsa Família, Corredores de Ônibus.
As Políticas Públicas são intervenções do Estado no ordenamento da sociedade por meio de ações jurídicas, sociais e administrativas. As Políticas Públicas são materializadas em leis e elas não podem prever tudo.
A soma das atividades dos governos que agem diretamente ou por meio de delegação é que influenciam a vida dos cidadãos.
Ações emanadas dos homens públicos – os governantes e dirigentes ... (está no slide)
Constituição Federal de 1988
Artigo 225
Dá direitos e materializar estes direitos se faz por meio de Políticas Públicas.
Implementação
- Planos                                            

                                                             Peça Orçamentária. 
                                                             Depende de aprovação do legislativo.
 
- Programas
- Projetos e ações
- Atividades/ Ações

As Políticas Públicas vão além disso: O governo escolhe fazer ou não fazer. São elaboradas em complexidade maior ainda.
Materializada por leis significa que os conflitos são reproduzidos no Legislativo. O RESULTADO DE UM CONFLITO É O QUE NÓS, FUTUROS ADVOGADOS, JUÍZES, ETC, TEREMOS ACESSO.
Grupos de interesse: pessoas ligadas direta e indiretamente ao tema. Exemplo: bancada ruralista.
Usa como exemplo o ‘fuó’ para a aprovação do Código Florestal.
Epistêmica (universidades/ estudiosos)
Agenda Nacional da Indústria entrega ao presidente do Congresso Nacional.
Elementos de Políticas Públicas.
Arenas: onde o jogo é ‘jogado’.  Judiciário: ação direta de Constitucionalidade. Pode acontecer em algum momento de o Judiciário (diretamente no Supremo) dirá se é constitucional ou não. Judiciário sofre influência das arenas.
Ciclo das Políticas Públicas
Problema – agenda política – planejamento

                        Implementação

Planejamento                          Acompanhamento
                        Avaliação



COMPLEMENTOS – PESQUISA

Algumas característica da República que a diferencia de Monarquia:
A República está sendo questionada em vários países, pois não tem solucionado seus problemas. Haja vista que, das 165 repúblicas atuais, só 11 mantêm regime democrático há mais de 20 anos.
O Presidente tem quatro anos para elaborar e executar o seu projeto de governo, cujo alcance é forçosamente limitado.
No parlamentarismo republicano, o Presidente é eleito e sustentado por conchavos de partidos e grupos econômicos, e tende a ter posição facciosa.
O Presidente se elege com o apoio de partidos políticos e depende de grupos econômicos, que influem nas suas decisões, em detrimento das reais necessidades do povo e do país.
O Presidente não é educado para o cargo. Não raro, surge como resposta aos interesses de um partido. É como um passageiro de avião, que é eleito pelos demais para pilotar a aeronave, sem que para isto esteja habilitado.
O Presidente pensa nas futuras eleições.
O Presidente quer executar o seu próprio projeto e, com frequência, interrompe as obras dos antecessores. Em geral, não consegue completar os projetos iniciados por ele, que serão igualmente abandonados por seu sucessor.
Características que diferencia Monarquia de República:
A Monarquia é uma forma de governo moderna e eficiente. Das 12 economias mais fortes do mundo atual, 8 são monarquias.
O Monarca, sendo vitalício, pode inspirar e conduzir um projeto nacional, com obras de longo alcance e longo prazo.
Se tivéssemos mantido a Monarquia, os sucessores de D. Pedro II, até agora, teriam sido apenas três.
Na Monarquia, o Monarca é um amigo e aliado do seu Primeiro Ministro.
O Monarca não está vinculado a partidos nem depende de grupos econômicos, por isso pode influir, com maior independência, nos assuntos de Estado, visando o que é melhor para o país.
O Monarca é educado desde criança para reinar com honestidade, competência e nobreza, e durante toda a vida acompanha os problemas do país e colabora em sua solução, com independência política e partidária.
O Monarca pensa nas futuras gerações

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